Molho Bechamel

Molho Bechamel
Molho Bechamel

Este é um molho muito versátil e que pode ser utilizado em diversas preparações, combinando muito bem com carnes, massas, aves e peixes. O preparo do molho bechamel é muito simples, além do que, ele é utilizado como base para diversos outros molhos, tais como, quatro queijos, mornay, ervas finas e assim por diante. Basicamente você irá precisar da mesma quantidade de farinha de trigo e manteiga sem sal , 1 litro de leite, de preferência o leite integral, sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Roux (mistura de manteiga e farinha de trigo)

Quanto mais da mistura de farinha e manteiga você fizer, mais grosso ficará seu molho, normalmente eu utilizo 50 g de farinha de trigo e 50 g de manteiga sem sal para um litro de leite, esta quantidade me dá como resultado um molho levemente grosso e  consistente que adere bem a maioria das massas e ainda pode ser misturado com queijo para o preparo de outros molhos, porém o ideal é você ir fazendo o teste para conhecer o resultado e chegar a sua própria conclusão. Você deve iniciar o preparo derretendo a manteiga, após derretida adicione aos poucos a farinha de trigo sempre mexendo para misturar bem a farinha a manteiga, após mais ou menos 5 minutos adicione todo o leite em temperatura ambiente ou frio de uma vez só, e com um fouet mexa constantemente, evitando que se formem bolinhas de farinha, até que se obtenha um molho cremoso. Cozinhe por cerca de 20 minutos. Ao final tempere com sal, pimenta do reino branca, de preferência moída na hora e noz moscada também ralada na hora.

Uma dica que dou é que dependendo da preparação em que for se usar o molho bechamel deixe-o para temperar somente na hora da utilização de fato. Em algumas situações pode ser exigido molho com mais, menos ou nenhum tempero, por exemplo, quando faço pizzas doces ou de sabores muito leves e delicados, como falarei em outro post, utilizo o molho bechamel e nestes casos para as pizzas doces não utilizo nenhum sal e para as pizzas salgadas, ou nenhum, ou pouco sal, sem a pimenta e a noz moscada.

Bom Apetite!