Vai uma Batata Suíça para seu Jantar a Dois?

Vai uma Batata Suíça para seu Jantar a Dois?

Batata Suíça

Por vezes, quando saímos para comer em algum lugar e gostamos daquilo que comemos, procuramos reproduzir em casa. A batata suíça foi um destes casos, por muito tempo saímos aqui em Curitiba para comer esta batata ou pedíamos em casa, até que um dia resolvemos reproduzir a receita.
O primeiro passo foi comprar uma frigideira específica para facilitar a preparação do prato, a frigideira que compramos é uma daquelas omeleteiras, que facilitam o processo de virar a batata para fritar dos dois lados.
Apesar de ser gostoso fazer um jantar a dois fora de casa os jantares a dois em casa são muito mais especiais, pois curtimos toda a refeição, desde o princípio da preparação até a degustação do prato  em uma excelente companhia.

 

Para a preparação de duas batatas suíças pequenas você precisará:

  • 5 batatas Asterix de tamanho médio (as batatas Asterix tem
    como característica a casca rosada).
  • Óleo ou azeite
  • Sal e pimenta a gosto
O recheio será de sua preferencia. Nós já utilizamos mignon em pedaços com mostarda dijon e o mesmo recheio de espinafre que utilizamos nesta panqueca de espinafre.

O preparo:

Cozinhe as batatas com a casca, deixando-as bem firmes, pouco cozidas. Para saber o ponto enfie uma faca na batata e levante, ela deve escorregar lentamente.
Quando estiverem no ponto escorra a água, retire a casca, para não queimar as mãos você pode utilizar um pano limpo para segurar a batata e deixe esfriar.
Depois de frias rale as batatas em um ralador de ralo grosso.

Preparo da batata suíça
Batata Suíça pronta para ser servida

Na frigideira ou na omeleteira disponha no fundo ¼ da batata e espalhe bem, faça uma camada com o recheio escolhido e por último mais uma camada com ¼ da batata, tempere com sal e pimenta. Procure não deixar nenhum vão por onde o recheio possa
escapar. Coloque o óleo ou azeite pela lateral da frigideira para fritar a batata por cerca de 10 minutos. Escorra o óleo em um recipiente, para aproveitar depois, e vire a batata na outra metade da omeleteira, ou com o auxilio de um prato e retorne-a a frigideira, tempere novamente com sal e pimenta.
Com a batata virada coloque novamente óleo para fritar por mais 10 minutos, ao final, caso a batata não tenha dourado ainda continue fritando dos dois lados até atingir o ponto desejado.

 

Batata Suíça Servida

 

Bom Apetite!