Risoto de Frango e Limão Siciliano. Receita Refrescante para o Verão

Risoto de Frango e Limão Siciliano. Receita Refrescante para o Verão

Um Delicioso Risoto de Frango

Risoto de frango foi nossa escolha para o primeiro jantar a dois de 2015. Eu e a Carol escolhemos  o risoto para comemorar nosso início de ano um prato principal que nos agrada muito.

Depois que passamos a preparar os caldos base em casa e deixamos de usar caldo em cubos ou em pó, nossas preparações ganharam muito em sabor. Siga esta dica e abandone os caldos prontos.

Saiba como preparar um caldo de frango.

Risoto de frango e limão siciliano

Risoto de frango é um dos risotos mais tradicionais servido aqui no brasil. Neste risoto nós adicionamos um leve toque de limão siciliano para torna-lo mais refrescante e ainda mais delicioso.
Refeição Entrada, Prato Principal
Culinária Italiana
Preparo 10 minutes
Cozimento 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Rendimento 2 pessoas
Home Chef Rodrigo Clasen

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbório
  • 1,5 L de caldo de frango
  • 1 cebol picada em cubos pequenos
  • 100 mL de vinho branco seco
  • 1/2 peito de frango cortado em cubos
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • 20 mL de suco de limão siciliano aproximadamente
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela coloque o caldo de frango para esquentar, o caldo deve ser mantido quente durante o preparo do risoto, a escolhe do caldo de frango se deve principalmente por ser um risoto de frango assim os sabores se convergem melhorando muito o seu resultado.
  2. Em uma outra panela frite, com pouco óleo, os cubos de frango até que fiquem bem dourados, retire-os e reserve.
  3. Na mesma panela coloque mais um pouco de óleo e frite a cebola, quando estiverem ficando transparentes acrescente o arroz e deixe fritar bem, por mais ou menos uns 3 minutos.Acrescente o vinho branco na panela junto do arroz e, sempre mexendo, deixe reduzir. Quando estiver quase seco acrescente duas conchas de caldo de frango, ou até cobrir o arroz e continue mexendo.
  4. Conforme o caldo for secando vá acrescentando mais caldo aos poucos. O arroz levará cerca de 20 minutos para ficar pronto.
  5. Quando o arroz estiver quase no ponto, cerca de 15 minutos de cozimento, adicione o frango e mexa bem. Desligue o fogo adicione as raspas do limão, o suco do limão aos poucos e o queijo parmesão e mexa bem.
  6. Corrija sal e pimenta e experimente, caso o gosto do limão esteja muito suave você pode ir adicionando suco até que esteja de acordo com seu paladar. Mantenha a panela tampada com o fogo desligado por mais 5 minutos para concluir o cozimento.
  7. Dica: coloque o suco e as raspas do limão sempre com o fogo desligado, pois se o suco ferver deixará o prato muito ácido.

 Bom Apetite!