Receita de Risoni, Uma Massa Diferente para um Jantar a Dois

Receita de Risoni, Uma Massa Diferente para um Jantar a Dois

Risoni ao Molho de Cogumelos

Macarrão Risoni com Shitake e Funghi para seu jantar a dois

Desta vez para nosso jantar a dois escolhemos uma massa bem exótico. O Risoni tem toda a cara e jeito de arroz, mas na verdade é um tipo de massa, no Brasil é pouco utilizado, mas bastante popular na Itália. É uma massa no formato de arroz e é uma delícia. Sem cardápio definido para nosso Jantar a Dois, conhecemos esta massa enquanto procurávamos alguma ideia do que preparar. Ele foi descoberta no ótimo Desafios Gastronômicos da Bia Freitag que acompanho a algum tempo, mas infelizmente precisou ser descontinuado em razão de outros compromissos profissionais que ela assumiu.

Esta massa pode ser usada em sopas, saladas e também pode substituir o arroz em uma releitura do Risoto, aqui nós fizemos ela com um molho de cogumelo e o resultado ficou entre uma massa com molho e o Risoto.

Experimente fazer esta massa e se surpreenda com o resultado, ela entrou em nosso cardápio como quem não quisesse nada e ganhou nosso gosto já sendo repetida de maneiras distintas e sempre saborosas.

Para a massa você precisará de:

    Ingredientes para a receita de macarrão de seu jantar a dois

  • 100 g de Shitake
  • 50 g de Funghi Secchi
  • 1 cebola piqué (meia cebola com louro e cravo)
  • 1 cebola pequena picada
  • 300 g de Creme de Leite Fresco
  • 200 mL de vinho branco
  • 300 g de Risoni
  • 1 ramo de Alecrim
  • Quanto baste de Manjericão e Orégano
  • Sal e pimenta a gosto

O Preparo:

Hidrate o shitake e o funghi no vinho branco por 30 minutos, antes de hidratar o funghi lave-o em água corrente para retirar um pouco do excesso de terra, depois de hidratado retire os cogumelos do vinho branco e reserve.
Refogue a cebola, junte os cogumelos hidratados e refogue-os por alguns minutinhos. Junte o vinho, as ervas aromáticas e a cebola piqué. As ervas aromáticas nós colocamos em um saquinho de pano para facilitar que sejam retiradas depois do molho pronto. Deixe ferver até reduzir a 1/3,retire o sachê com as erva aromática do caldo e junte o creme de leite fresco, depois de levantar fervura desligue e s e a cebola piqué, tempere com sal e pimenta e reserve.
Cozinhe o Risoni, você pode iniciar o cozimento durante o preparo do molho, em água fervente com sal pelo tempo indicado na embalagem, escorra e misture na panela com o molho, misture bem e deixe ferver.
Desligue a panela, monte os pratos, salpique queijo ralado e sirva.

Risoni pronto para o seu jantar a dois

Bom Apetite!