Receita de Caldo de Carne

Receita de Caldo de Carne

Caldo de Carne

Caldo de Carne

Os caldos são um capítulo a parte na culinária, só o fato de você preparar seu próprio caldo já o torna um cozinheiro destacado dos demais. O Caldo é a possibilidade de acrescentar sabores a seus pratos que dificilmente serão obtidos optando por caldos comprados já prontos.

Ingredientes:

2 kg de carne de boi (aparas, músculo com osso e rabo)
4L de água

Mirepoix, ou seja:
100 g de cenoura
100 g de cebola
100 g de salsão
100 g de alho poró

Um Buquet Garni:

       1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
2 folhas de louro
Enrole todos em uma folha de alho poró

1 cebola piqué (metade de uma cebola com 2 folhas de louro presas com 4 cravos)

1 cebola brulé (metade de uma cebola queimada na boca do fogão)

O Preparo:

Caldo de Carne - Ingredientes

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e ligue em fogo alto até iniciar a fervura, após isso deixe em fogo médio cozinhando por mais ou menos 2 horas e 30 minutos. Retire todos os ingredientes e descarte-os.

Depois deste processo seu caldo de carne já está pronto deixe-o reduzir até mais ou menos 1 L para facilitar quando você for guarda-lo.
Coe o caldo em uma peneira com algodão úmido para retirar todas as impurezas e deixa-lo límpido conforme explicado na receita do caldo de legumes. Para guardar separe em porções de 250 mL e congele, quando for usar dilua uma porção em 750 mL a 1L de água. Ao coarmos o caldo toda a gordura já foi filtrada junto, mas caso note que ainda tenha sobrado muita gordura, deixe-o de um dia para o outro na geladeira em um recipiente de boca estreita. Ao esfriar toda a gordura ficará endurecida por cima do líquido isso permitirá que você retire o excesso com uma colher.
Caldo de Carne - Reduzido

 

Bom Apetite!