Desafio Panelinha – Receita de Chipa

Desafio Panelinha – Receita de Chipa

Chipa da Dona Arlete

E o blog resolveu participar do desafio panelinha eu que fiz 15 anos, promovido pelo blog Panelinha da apresentadora do Cozinha Prática na GNT, Rita Lobo, o desafio consiste em preparar receitas sugeridas pelo blog, fotografá-las e postá-las no instagram com as hashtags #PanelinhaEuQueFiz15Anos e #PanelinhaEuQueFizCaféDaManhã.
Dando continuidade ao desafio panelinha a segunda receita é a Chipa da Dona Arlete.

De todas as vezes que compramos a chipa, ela nunca foi de nosso agrado e confesso que quando vi este item na receita meio que torci o nariz para ela, mas como quem está na chuva é para se molhar, seguimos a receita a risca, e não é que para nossa grata surpresa esta chipa, principalmente, quando recém saída do forno, fica uma delícia.

O segredo aqui é a escolha do queijo, por isso prove o queijo antes de compra-lo e quanto mais saboroso ele for, mais saborosa ficará sua chipa.

Chipa

Chipa é um pão de queijo de origem paraguaia. Muito semelhante ao pão de queijo brasileiro é uma receita deliciosa e cai bem em um lanche da tarde.

Refeição Lanche
Culinária Paraguai
Preparo 15 minutes
Cozimento 15 minutes
Tempo Total 30 minutes
Rendimento 40 chipas
Home Chef Rodrigo Clasen

Ingredientes

  • 500 g de polvilho doce
  • 400 g de queijo meia cura ralado fino
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 100 g de manteiga

Modo de Preparo

  1. Primeiramente bata os ovos levemente, misturando as gemas às claras. Em uma tigela grande misture o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga e os ovos amassando até formar uma farofa grossa.
  2. Junte metade do leite e volte a amassar, acrescente o restante do leite até dar o ponto, a massa deve desgrudar facilmente dos dedos. Prove e ajuste o sal se necessário.
  3. Separe a massa em bolinhas iguais as de pingue-pongue e depois estique em um formato de rolinho. Dê o formato de uma ferradura e coloque na forma forrada com um papel manteiga.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C e deixe assar por 15 minutos ou até elas dourarem.

Anotações

O queijo meia cura é um queijo tipicamente mineiro e o principal ingrediente do pão de queijo, como o próprio nome diz ele não é nem um queijo fresco, nem um queijo curado. O termo meia cura quer dizer que este é um queijo com baixo tempo de maturação, mas sem tempo definido, podendo ser entre 1 e 5 semanas. Só cuide na hora de comprar, este queijo não é o chamado de minas padrão. Para não ter erro, aqui em Curitiba compramos no mercado Municipal.

Veja as outras receitas do Desafio Panelinha 15 Anos – Café da Manhã

 

Desafio Panelinha Ovos Mexidos Cremosos
Ovos Mexidos Cremosos
Geleia Caseira de Damasco
Geleia Caseira de Damasco

 

 

Acompanhe-nos no facebook, twitter e instagram.

Bom Apetite!