7 Dicas para Impressionar na Cozinha

7 Dicas para Impressionar na Cozinha

Impressione quem você quiser na cozinha seguindo estas dicas.

Ervas aromáticas

Quando vamos cozinhar para alguém, nossa maior preocupação é em como fazer para agradar. Ficamos tão focados no prato que vamos preparar, que acabamos deixando de lado alguns detalhes que elevam nossa produção e o resultado final, apesar de agradar, não impressiona.

Temos que ter em mente que o preparo da receita começa muito antes do ato de acender o fogão e colocar os ingredientes na panela.
Os utensílios adequados, a escolha dos ingredientes, a harmonização com a bebida, os temperos e ervas aromáticas a serem utilizados, até mesmo a decoração do prato compõem os itens a serem considerados na hora de impressionar na cozinha.
Neste post vamos dar algumas dicas que vocês podem seguir para melhorar seus resultados e impressionar na cozinha.

#Dica para Impressionar 1 – Entendimento correto da receita

Antes de tudo leia atentamente toda a receita, do início ao fim, compreenda todas as técnicas culinárias sugeridas no prato, se assegure que você entendeu, mesmo os termos mais comuns ao preparo.

#Dica para Impressionar 2 – Escolha dos melhores ingredientes

Os ingredientes são um dos pontos principais para o sucesso do preparo, quando for comprar o que precisar assegure-se que seu fornecedor é confiável, não busque pelos preços mais baixos, às vezes preço baixo é sinônimo de má qualidade, apesar de não ser uma verdade. Procure comprar ingredientes que você já conhece e se não conhece procure a opinião de um especialista.

faca e ervas aromáticas

#Dica para Impressionar 3 – Use Caldos

Encontramos diversos tipos de caldos no supermercado, em pó, em cubos e até líquido, porém estes caldos possuem elevados teores de sal, gordura, conservantes e etc., que podem influenciar negativamente no resultado final de seu preparo. Se for possível, faça seus próprios caldos, apesar de alguns tomarem algum tempo eles são simples de serem feitos e a partir de uma receita base você pode complementá-lo da maneira que deseja, contribuindo positivamente para o resultado final de seu preparo com sabores e aromas inigualáveis.

#Dica para Impressionar 4 – Use ervas aromáticas frescas

A diversidade de ervas secas que encontramos nos supermercados pode nos levar a crer que sua utilização é melhor para nosso preparo, ledo engano. Com exceção do orégano que é mais aromático quando seco, todas as outras ervas, quando frescas, são muito mais aromáticas. Podemos compra-las frescas no supermercado ou cultivar em casa, não importa de onde venha, o que importa é que seja utilizada o mais fresca possível.

saca rolhas

#Dica para Impressionar 5 – Pense em como decorar seu prato

O ditado “comemos com os olhos” todos sabemos que é a mais pura verdade. Sempre quando recebemos um prato bem montado a primeira impressão é que teremos a melhor refeição de nossas vidas, isso só se confirmará depois de experimentarmos, mas a memória visual daquele prato ficará para sempre em nossas mentes. Por isso ao decidir qual será o preparo, pense em como ele será montado ao ser servido.

#Dicas para Impressionar 6 – Não exagere nos temperos, simplifique

Em culinária o termo menos é mais é uma verdade, evite usar temperos e ervas em grande quantidade, pois, principalmente quando fresco, uma pequena quantidade já é suficiente para dar sabor e aromatizar o seu prato.

#Dica para Impressionar 7 – Escolha bem a bebida que irá acompanhar

De nada adianta prepararmos um prato dos deuses se na hora de escolher a bebida escolhemos uma que irá acabar com nosso paladar para a refeição. Por mais que eu seja um defensor de que a melhor bebida para harmonizar com o preparo é aquela que mais nos agrada, não podemos esquecer que determinadas características das bebidas prejudicam o paladar, e isso interfere no paladar e altera o sabor do alimento. Por exemplo, vinhos muito tânicos não devem ser servidos com comidas muito suaves, pois a reação que os taninos causam em nosso paladar deixarão os sabores mais suaves dos pratos imperceptíveis ou até mesmo gerar sabores desagradáveis em nosso paladar.
Mesa para o jantar a dois
E agora, Depois destas dicas você já está pronto para impressionar na cozinha? Não perca tempo, coloque em prática e impressione a todos já na sua próxima preparação.
Acompanhe-nos no facebooktwitter e instagram ou se preferir receba nossas receitas diretamente em seu email.

Aproveite!