Um Hambúrguer de Porco para Animar seu Jantar a Dois

Um Hambúrguer de Porco para Animar seu Jantar a Dois

Hambúrguer de Carré Suíno

Receita de Hambúrguer de Porco
O hambúrguer é um preparo com origem bastante controversa, é comum associar o nome do prato a cidade de Hamburgo na Alemanha, porém a origem é datada na culinária medieval, quando os Tártaros tinham uma prática de esmigalhar a carne para comerem mais facilmente. A introdução do bife tártaro na Alemanha se deu por volta do século XIV. Lá foram misturados temperos regionais e o bife se tornou popular na cidade de Hamburgo. No final do século XIX foi levado para os Estados Unidos onde levou o nome de hamburg, primeiramente hamburg style steak.

Nos Estados Unidos é que teve início o costume de comer o hamburg grelhado entre duas fatias de pão, assim como era feito com o cachorro quente. Esta adaptação recebeu o nome de hamburger e depois Burger para não ser confundido com o bife de carne de porco devido ao ham, do início da palavra, que em inglês é pernil de porco.
No Brasil o hambúrguer chegou no ano de 1952 e assim como no resto do mundo rapidamente se alastrou por todo o país, ganhando muitos adeptos e inúmeras variações.
Aqui Eu e a Carol preparamos nossa versão, uma releitura de nossa receita de picanha de porco com abacaxi e manga, montamos um hambúrguer de porco com abacaxi acompanhado de chutney de manga e crisp de batata doce.

Para preparar seu Hambúrguer você precisará de:

  • 200 g de carré suíno desossado
  • 60 g de gordura do porco
  • Sálvia a gosto
  • Alecrim a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • Rodelas de abacaxi a gosto
  • Queijo emmenthal a gosto
  • 2 pães de hambúrguer

Hambúrguer de porco e chutney de manga

Preparo

Comece preparando o hambúrguer. Moa a carne de porco, pode ser no moedor de carne ou no processador, se você não tiver nenhum dos dois compre moída já, em seguida moa a gordura. A proporção de 30% de gordura é a ideal para que o hambúrguer fique bem suculento e a liga perfeita quando ele for frito.
Pique a sálvia e o alecrim, misture-os a carne e a gordura e tempere a gosto. Divida em duas porções de 130 g e molde seus hambúrgueres. Deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos.
Enquanto o hambúrguer descansa você pode preparar o Chutney de Manga, cortar o abacaxi em rodelas bem finas e preparar o pão.
Corte o pão ao meio e coloque no forno até que fique levemente crocante, reserve.
Passados os 30 minutos, retire os hambúrgueres da geladeira e frite-os em gordura rasa bem quente. Depois de prontos, passe manteiga nos pães e coloque na mesma frigideira para que dourem, reserve.
Retorne os hambúrgueres a frigideira, coloque por cima fatias do queijo e tampe a frigideira para que o queijo derreta um pouco. Quando o queijo derreter, monte seu sanduíche colocando sobre o pão o abacaxi, depois o hambúrguer e a outra metade do pão. Se você preferir pode passar um pouco de requeijão no pão.
Sirva acompanhado do chutney de manga e dos chips de batata doce.
Esta receita serve 2 pessoas.
Hambúrguer de Porco

Não esquece de nos acompanhar no facebook, twitter ou instagram.

Bom Apetite!