13 Dicas para Preparar um Risoto Perfeito

13 Dicas para Preparar um Risoto Perfeito

Faça Você mesmo seu Risoto Perfeito

13 Dicas para preparar um risoto perfeito

O risoto é um prato que nos agrada muito, preparamos de maneiras diversas e sempre ficam saborosíssimos. É uma receita simples de se fazer e que sempre agrada aos mais diversos paladares.
Todo risoto segue uma receita padrão utilizando arroz arbório ou carnaroli, vinho secocaldo, queijo parmesão e manteiga para a finalização.
A estes ingredientes você adiciona aquele que desejas que seja o sabor principal de seu risoto, podendo ser funghi, carne, frango, tomate seco, etc., deixe sua imaginação te levar.
Todo o preparo do risoto é semelhante até sua finalização, em geral o preparo se repete até antes dos 5 minutos finais que é quando começamos a acrescentar os ingredientes que darão o sabor e a originalidade do preparo.

Ao preparar o Risoto você pode seguir estes 13 passos para o risoto perfeito:

  1. Compre sempre ingredientes de boa qualidade e procedência, do arroz ao parmesão, passando pelo caldo e pelos ingredientes que darão o sabor a seu risoto.
  2. Como já falei acima o risoto é preparado com arroz arbório ou carnaroli.
  3. Nunca lave o arroz.
  4. O caldo é um ponto importante no preparo do risoto, ele deve acompanhar o sabor principal do seu risoto, podendo ser um caldo de camarão, carne, frango ou legumes que você encontra aqui no blog ou algum outro que combine melhor com o seu risoto.
  5. Ferva o caldo e utilize-o quente, adicione aos poucos durante o preparo.
  6. Utilize um vinho que você beberia, pois vinhos de má qualidade podem prejudicar o resultado final de seu risoto.
  7. Nunca exagere na quantidade do vinho, o exagero pode trazer uma acidez desnecessária ao seu risoto.
  8. Refogue a cebola até que ela fique transparente, só depois adicione o arroz.
  9. Quando adicionar o caldo pela primeira vez, adicione-o até cobrir o arroz. Na sequência coloque uma concha de caldo por vez sempre que o líquido secar.
  10. Mexa sempre o seu risoto, pois quanto mais você mexer, mais cremoso ele ficará.
  11. A finalização do seu risoto deve ocorrer nos 5 minutos finais, é neste momento você deve acrescentar os ingredientes que darão o sabor principal a seu risoto. Desligue o fogo, adicione o queijo parmesão e a manteiga e mexa bastante até que derretam.
  12. O bom risoto leva cerca de 20 minutos para ficar pronto. O ponto do arroz é quando ele está macio e com um pontinho branco no centro do grão.
  13. Sirva-o imediatamente, pois o risoto é um prato que precisa ser servido quente para não perder sua cremosidade.
Caso você queira montar um cardápio com risoto servindo-o como entrada ou acompanhamento, lembre-se que o risoto precisa sempre ser servido imediatamente, e por esta razão é necessário que todos os outros preparos já estejam prontos ou em fase de finalização quando você for terminar o risoto. Para facilitar siga o preparo até o passo 10, a partir deste ponto você deve retirar o risoto do fogo e colocá-lo em um refratário para que ele esfrie rapidamente e interrompa o cozimento.
Desta forma você pode preparar os outros pratos de seu jantar e finalizar o preparo do risoto quando os outros já estiverem prontos.
Para retomar o preparo do risoto retorne-o a panela adicione uma concha de caldo fervente, mexa bem e depois adicione os outros ingredientes retomando o preparo a partir do passo 11.

Veja abaixo as receitas de risoto que já preparamos.

Bom Apetite!