Nhoque de Mandioquinha, mais uma Opção para seu Nhoque da Fortuna

Nhoque de Mandioquinha, mais uma Opção para seu Nhoque da Fortuna

Nhoque de Mandioquinha com Manteiga de Sálvia

Nhoque de Mandioquinha

Como já é tradição aqui em casa, dia 29 é dia de nhoque. A batata é a base da receita do nhoque, porém ela pode ser facilmente substituída e, assim, criam-se as variantes desta deliciosa receita.
Esta receita de nhoque substituí a batata pela mandioquinha, também conhecida como batata salsa ou batata baroa.
A adição da mandioquinha trouxe ao nhoque uma cor amarelo dourada linda, que somada a manteiga de sálvia, deixa esse prato de dar água na boca.
Confira na sequência esta receita de nhoque de mandioquinha com manteiga de sálvia, inspirada no blog Panelinha da Rita Lobo.

Preparo do Nhoque de Mandioquinha

Ingredientes

Para o Nhoque de Mandioquinha

  • 600 g de Mandioquinha
  • 1 gema
  • 1 xícara de farinha de trigo ou o quanto baste
  • Sal a gosto
  • Quanto baste de água
  • Manteiga de Sálvia

  • 100 g de manteiga
  • 10 folhas de sálvia
  • 1 concha de água do cozimento do nhoque
  • Modo de Preparo

    Nhoque de Mandioquinha

    Descasque a mandioquinha, corte em rodelas de mais ou menos 1 dedo de espessura e cozinhe em água fervente com sal por 15 minutos, ou até ficarem macias.
    Ainda quente amasse a mandioquinha com o auxílio de um garfo ou de um espremedor de batatas.
    Junte a mandioquinha amassada um pouco da farinha e misture bem e adicione a gema. Vá adicionando a farinha aos poucos até que a massa esteja no ponto. O nhoque de mandioquinha estará no ponto quando, com as mão limpas, você fizer uma bolinha e a massa não grudar na sua mão.
    Tempere com sal e misture bem.
    Para moldar seu nhoque de mandioquinha pegue uma quantidade de massa e enrole como se fosse uma “cobra” de massa, com uma faca vá cortando em pequenos cilindros.
    Coloque água, com um pouco de sal, para ferver em uma panela, quando levantar fervura coloque os nhoques para cozinhar, aos poucos. Quando os nhoques subirem a superfície eles estão prontos. retire e coloque em um refratário com água gelada para cortar o cozimento. Retire para um outro refratário e reserve.
    Em uma frigideira derreta um pouco de manteiga e doure os nhoques dos dois lados por cerca de 2 minutos de cada lado.

    Manteiga de Sálvia

    Na mesma frigideira que dourou os nhoques de mandioquinha derreta um pouco mais de manteiga, antes de ela derreter por completo coloque as folhas de sálvia, iniciando pelas folhas maiores e depois as menores.
    Deixe cerca de 2 minutos e desligue o fogo.
    Adicione uma concha de água do cozimento do nhoque a frigideira, faça movimentos circulares com a frigideira para misturar tudo e regue os nhoques de mandioquinha com este molho.

    Sirva ainda quente.

    Serve 2 pessoas

    Receita de Nhoque de Mandioquinha

    Bom Apetite!