Salada Caprese: A Mais Italiana das Saladas

Salada Caprese: A Mais Italiana das Saladas

Salada Caprese com Molho Pesto

A salada caprese é a mais Italiana das saladas e agora está aqui no jantares a dois. Com uma linda combinação das cores verde, vermelha e branca, cores da bandeira da Itália, esta salada é ótima para ser servida como acompanhamento ou entrada.

Sua origem é da Ilha de Capri, no golfo de Nápoles, e hoje disseminada pelo mundo. Feita da combinação do tomate, muçarela de búfala e manjericão, originalmente temperada somente com azeite de oliva, sal e pimenta e hoje encontrada com os mais diversos molhos, sendo o principal deles o molho pesto.

O molho pesto é simples e rápido de fazer, junte manjericão, queijo parmesão, azeite de oliva e pinoli batidos no liquidificador para obter este molho que, além da salada, pode temperar massas, carnes e tudo aquilo que desejas.

Nossa versão foi “abrasileirada” ao substituirmos o pinoli pela castanha de caju. Enfim, a salada caprese com molho pesto é ótima no inverno ou verão, o que não vale é deixar de experimentá-la.

O molho pesto feito com castanhas de caju substituindo o pinoli, outra substituição possível nesta receita é trocar as folhas de manjericão por rúcula, neste caso você terá o pesto de rúcula.

Salada Caprese

Salada caprese é a mais tradicional das saladas italianas, contém as cores da bandeira da Itália o que a deixa ainda mais característica.

Refeição Acompanhamento, Entrada, Salada
Culinária Italiana
Preparo 10 minutes
Cozimento 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Rendimento 2 pessoas
Home Chef Rodrigo Clasen

Ingredientes

Salada Caprese

  • 12 tomates cereja
  • 4 muçarela de búfala em bolinhas
  • Folhas de Manjericão a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite de oliva a gosto

Molho Pesto

  • 65 g de manjericão
  • 30 g de castanha de caju
  • 100 mL de azeite de oliva
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 50 mL de vinagre de maçã
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Salada Caprese

  1. Corte os tomates e a muçarela de búfala, primeiro cortando na metade, no sentido do comprimento, e no mesmo sentido corte novamente ao meio obtendo 4 pedaços de cada muçarela e tomate.
  2. Coloque no recipiente em que for servir e misture com as folhas de manjericão já higienizadas.

Molho Pesto

  1. Higienize as folhas de manjericão. Transfira para um processador de alimentos ou liquidificador.
  2. Triture as folhas de manjericão com a castanha de caju e o sal, adicione o azeite de oliva aos poucos até formar uma pasta.
  3. Misture o queijo parmesão e adicione o vinagre gradativamente até obter a consistência desejada, corrija o sal se necessário.
  4. Regue sua salada caprese com o molho pesto e sirva.

Sua Salada Caprese pode ser uma ótima entrada para nosso Macarrão a Bolonhesa.

Bom Apetite!