Saindo da Zona de Conforto: Preparando um Bolo

Saindo da Zona de Conforto: Preparando um Bolo

Bolo Recheado com Brigadeiro de Chocolate Branco e Limão

Tem um tempo que penso que preciso me aventurar em um campo que não conheço muito dentro da culinária. Fico focado no preparo dos pratos salgados e deixo em segundo plano o preparo de bolos, tortas, doces e sobremesas.

Já escrevi aqui que, principalmente, estes preparos doces ficam sob a responsabilidade da Carol, o que me deixa em uma situação confortável até, mas desafiado pela Carol e por mim mesmo resolvi sair da zona de conforto e me aventurar um pouco em um preparo que nunca tinha feito antes. Para me orientar busquei a receita da massa do bolo no blog panelinha da Rita Lobo, mas mesmo assim levei 3 horas preparando este bolo, um tempo longo para os mais experientes, mas o resultado foi ótimo. Acredito que é possível de se preparar facilmente em até 2 horas, quem sabe eu melhore este tempo em uma próxima tentativa.

Não se deixe desanimar pelo longo tempo que levei no preparo, a receita não é complicada e nem tão demorada, mas confesso que me atrapalhei em alguns momentos pela inexperiência.

Aproveitem!

Bolo Recheado com Brigadeiro de Chocolate Branco e Limão

Refeição Doce, Lanche
Culinária Brasileira
Preparo 30 minutes
Cozimento 1 hour
Tempo Total 1 hour 30 minutes
Rendimento 8 pessoas
Home Chef Rodrigo Clasen

Ingredientes

Massa do Bolo

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • Papel-manteiga

Brigadeiro de Chocolate Branco e Limão

  • 60 g de chocolate branco
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • Raspas de limão siciliano

Merengue Suíço

  • 2 claras
  • ½ xícara de açúcar
  • Raspas de limão siciliano

Modo de Preparo

Massa do Bolo

  1. Unte uma forma redonda de 24 cm de diâmetro. Corte o papel-manteiga em formato de círculo, tendo como base o fundo da forma, e coloque o papel dentro da forma, unte o papel com manteiga e espalhe um pouco de farinha pelo fundo e laterais da forma.

  2. Em uma tigela, misture a farinha com o sal. Reserve. Coloque a manteiga na batedeira e bata até que ela fique com uma cor branca, em seguida adicione o açúcar aos poucos, sempre batendo. Após 5 minutos deve ter formado um creme branco. Adicione os ovos, um a um, bata um pouco entre cada adição. Com a batedeira em velocidade baixa adicione a mistura de farinha e sal alternadamente com o leite. Caso sua massa venha a talhar, não se preocupe, continue com o preparo da receita até o final.

  3. Desligue a batedeira, adicione o fermento e misture delicadamente com uma espátula. Transfira metade da massa para a forma já untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 30 minutos.
  4. Após assar retire o bolo e deixe esfriar por 15 minutos, desenforme e deixe esfriar completamente para rechear e cobrir.
  5. Asse a outra metade da massa.

Brigadeiro de Chocolate Branco e Limão

  1. Em uma panela adicione o leite condensado, a margarina ou manteiga e o chocolate cortado em cubos. Depois que a margarina e o chocolate derreterem baixe o fogo e cozinhe mexendo sempre, por 10 minutos ou até que desgrude do fundo da panela.
  2. Desligue o fogo e adicione o suco e as raspas de limão e misture bem. Reserve.

Merengue Suíço

  1. Em uma tigela junte as claras e o açúcar e misture. Leve ao fogo, em banho-maria, por cerca de 5 minutos, até que a mistura fique bem lisa. Para ter certeza que está no ponto certo pingue um pouco de clara na ponta do polegar e esfregue-o contra outro dedo, se estiver sem grão a clara está no ponto correto.
  2. Tome cuidado para não cozinhar as claras!
  3. Transfira para a tigela da batedeira e bata por 10 minutos ou até formar um merengue bem firme, adicione algumas raspas de limão, misture bem e use para decorar o bolo.

Montagem

  1. Para montar o bolo espalhe o recheio em uma das metades da massa e cubra com a outra metade.
  2. Espalhe o merengue no topo do bolo e com o auxílio de um maçarico culinário queime levemente o merengue, caso você não possua o maçarico não há necessidade de queimar o merengue.
  3. Espalhe algumas raspas de limão sobre o merengue para decorar.

Anotações

Sirva gelado.

Bom Apetite!