Hambúrguer de Costela

Hambúrguer de Costela

Hambúrguer de Costela, Pão Francês, Maionese Verde e Legumes Agridoce. Tudo em um único post.

Hambúrguer de costela é algo que desejo preparar e experimentar há algum tempo. Minha sensação era de que este hambúrguer teria um sabor único e muito diferente dos hambúrgueres mais tradicionais, porém este preparo, por uma razão ou outra, sempre foi adiado.

Depois de muito esperar agora posso afirmar que este hambúrguer atendeu a todas as expectativas que eu havia gerado sobre ele.

Nesta receita preparamos tudo, do pão a maionese, dos legumes ao hambúrguer, mas você pode preparar somente o hambúrguer que tenho certeza que o sabor não irá te decepcionar.

Hambúrguer de costela

Hambúrguer de sabor único e muito diferente dos hambúrgueres mais tradicionais. Nesta receita fizemos o preparo de tudo, pão, hambúrguer e maionese.

Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Preparo 2 hours 5 minutes
Cozimento 30 minutes
Tempo Total 2 hours 35 minutes
Rendimento 4 pessoas
Home Chef Rodrigo Clasen

Ingredientes

Hambúrguer

  • 850 g de costela sem osso
  • Tomilho a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Pão Francês

  • 500 g de farinha de trigo
  • 5 g de fermento biológico
  • 5 g de açúcar
  • 10 g de sal
  • 5 g de melhorador de farinha
  • 300 mL de água

Maionese verde

  • 1 pão francês dormido
  • 150 mL de leite
  • 100 mL de óleo de girassol
  • 2 colheres de chá de mostarda dijon
  • ½ xícara de salsinha picada

Legumes Agridoce

  • 2 un de cenouras médias
  • 2 un de cebolas roxa médias
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 pitada de sal

Montagem

  • 4 fatias de queijo cheddar

Modo de Preparo

Hambúrguer

  1. Cozinhe metade da costela na pressão por 30 minutos com um pouco de sal, após os 30 minutos desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Retire da panela e leve ao forno pré-aquecido a 200º C para dourar dos dois lados. Após esfriar desfie a carne com as mãos mesmo. Reduza a água do cozimento da carne para mais ou menos 100 mL, quando esfriar retire a camada de gordura que se formar por cima do líquido e reserve.
  2. Moa a outra metade da costela e tempere com sal, pimenta e tomilho. Para montar seu hambúrguer misture a costela moída com a costela desfiada na proporção de 2 para 1 (duas partes de carne moída e uma de carne desfiada), adicione 1 colher de sopa do caldo reduzido da costela e modele seu hambúrguer. Sugerimos modelar com 150 g de carne.

Pão Francês

  1. Em uma tigela coloque a farinha e adicione um ingrediente por vez e mexendo bem a cada ingrediente adicionado. Siga a ordem abaixo para acrescentar os ingredientes.
  2. 1 – Melhorador.
  3. 2 – Açúcar.
  4. 3 – Metade da água.
  5. 4 – Sal.
  6. 5 – Metade da água.
  7. 6 – Fermento.
  8. Após adicionar e misturar o fermento sove a massa por cerca de 20 minutos.
  9. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Porcione em bolinhas de 100 g e deixe descansar por mais 10 minutos. Molde o pão no formato desejado, neste preparo deixamos em bolinha mesmo, cubra com um pano e deixe crescer por 75 minutos.
  10. Asse em forno pré-aquecido a 190ºC por 20 minutos.

Maionese Verde

  1. Pique a salsinha e o pão grosseiramente e coloque no liquidificador. Adicione no liquidificador o leite, o sal e a mostarda dijon. Bata estes ingredientes e com o liquidificador ligado comece a adicionar o óleo em fio.
  2. Bata até formar uma pasta.

Legumes Agridoce

  1. Corte a cebola ao meio e depois em fatias, separando as camadas para formar palitos.
  2. Corte a cenoura, ainda crua, em duas ou três partes de igual tamanho. Corte em fatias cada uma das partes e depois faça palitos com cada uma das fatias obtidas.
  3. Junte a cebola e a cenoura em uma tigela e tempere com um pouco de azeite e sal.
  4. Separe os legumes e três porções e leve para refogar, em uma frigideira bem quente, uma porção por vez por cerca de 7 minutos. Quando começar a dourar acrescente 1 colher de sopa de açúcar mascavo e misture bem até o açúcar derreter. Leve a uma outra tigela e reserve.
  5. Repita o processo com as outras duas porções.

Montagem

  1. Corte 4 pães ao meio, passe manteiga e leve a uma chapa de ferro ou frigideira bem quente para dar uma leve dourada na parte de dentro do pão. Na mesma chapa frite os hambúrgueres, sem gordura, por cerca de 3 minutos de cada lado, se preferir que o hambúrguer fique um pouco mais passado deixe fritando por mais 1 minuto. Desligue o fogo e coloque uma fatia de queijo sobre cada hambúrguer.
  2. Espalhe a maionese verde no pão, coloque o hambúrguer sobre a maionese e sobre o hambúrguer um pouco dos legumes e cubra com a outra metade do pão.
  3. Sirva acompanhado de batata frita.

Anotações

Rende 4 hambúrgueres montados. Sendo 3 hambúrgueres de 150 g e 1 de 70 g. Devem sobrar alguns pães, legumes e maionese, que você poderá utilizar em outras oportunidades e preparos.

Bom Apetite!