Vai um espumante para brindar o reveillon

Vai um espumante para brindar o reveillon

Espumante, champagne, cava, prosecco, dentre outros. Estes são os nomes que esta bebida dourada e borbulhante recebe em diferentes locais do planeta.

Em alguns casos os nomes são bem específicos de acordo com a região onde são produzidos:

  • Champagne são as espumantes produzidas na região de champagne na França;
  • cava são as espumantes produzidas na Espanha;
  • prosecco são as espumantes produzidas na região do Veneto na Itália.

As DOCs, ou denominações de origem controlada, caracterizam esses produtos e determinam os processos de produção para que o produto final, ou seja, a espumante, possa levar o nome da DOC.

Você deve estar se perguntando o porquê dessa história agora, quando vamos falar de espumante para brindar o reveillon?

Essa resposta remete aos tempos antigos, quando a champagne, bebida muito consumida pela nobreza francesa passou a ser consumida pelas classes mais baixas, que desejavam imitar a nobreza e começaram a consumir esta bebida em datas festivas devido a seu alto preço.

Por esta razão, a espumante é uma bebida altamente relacionada às datas comemorativas, sendo muito consumida nas celebrações em geral.

Dica de espumante para brindar o ano novo

Aqui no blog já publicamos algumas espumantes diferentes que você pode utilizar para brindar seu ano novo, como é quase impossível ficarmos sem essa bebida para celebrar a chegada do novo ano reunimos abaixo as espumantes que já experimentamos e aprovamos.

Elas podem ser brut, demi-sec, nature, moscatel ou qualquer outra que você prefira, o que vale é escolher uma que agrade seu paladar. Para nós quanto menos doce melhor e as que mais tem vez por aqui são as brut e nature.

 

Agora que já sugerimos algumas espumantes para o seu ano novo, veja nossas dicas rápidas de como gelar a bebida , como abrir e como servir a espumante.

Gele sua espumante mais rápido

Uma maneira rápida de gelar sua espumante, caso você tenha esquecido de colocá-la na geladeira com antecedência, é utilizar um balde com gelo.

Coloque no balde bastante gelo, água gelada, álcool e uma colher de sopa de sal. Deixe a garrafa de espumante imersa no balde por no mínimo 20 minutos para que ela atinja a temperatura ideal.

Caso você não tenha o balde para deixar a garrafa imersa uma outra maneira é enrolar a garrafa em uma toalha de papel, molhar e levar ao freezer. Quando o papel tiver congelado sua espumante está gelada o suficiente para ser bebida.

Abra sua espumante da maneira correta

Muitos ao abrir sua espumante adoram fazer como os pilotos de fórmula 1 fazem no pódio ao comemorar a vitória, chacoalham a garrafa até que a rolha exploda e o líquido saia da garrafa como um jato.

Ao fazer isso ninguém pensa que está desperdiçando boa parte da bebida, que não custa barato, e que pode machucar alguém quando a rolha explode com força.

O jeito correto de abrir uma garrafa de espumante é segurar a rolha com a mão toda e ir girando aos poucos. Faça uma leve pressão com a mão para baixo. A pressão do gás no interior da garrafa é que fará com que a rolha saia e a pressão contrária servirá para que ela saia levemente até que faça um leve barulho e uma fumacinha saia, sem que você perca uma gota do líquido sequer.

Ok! Você pode continuar estourando a espumante como os pilotos de fórmula 1, nada é proibido, o que vale mesmo é comemorar.

Sirva a espumante e brinde o ano novo

A taça ideal para servir a espumante é a taça flutê, uma taça alongada com boca estreita que preserva a perlage, ou borbulhas, o sabor e aroma por mais tempo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a espumante. A bebida ideal para brindar o ano novo e as comemorações, aproveite o ano novo que se inicia e curta a vida.

Um feliz ano novo para todos!