7 motivos que nos fizeram optar pelo BLW

7 motivos que nos fizeram optar pelo BLW

Preciso iniciar um curso para aprender a preparar papinhas, o que cozinhar, como cozinhar e como temperar.

Este foi o primeiro pensamento que me veio em mente quando a Valentina nasceu. Não gostaria de utilizar poucos temperos, nem mesmo de não saber como variar as comidas que serviríamos. Isso porque a educação do paladar dela é construída conforme oferecemos alimentos diversos. 

Quando a Carol começou a ler sobre alimentação infantil descobrimos que a papinha não era a única opção de iniciar a introdução alimentar. Diferente de tudo que imaginávamos a opção que mais nos agradou foi o BLW 

Abaixo listamos alguns motivos que nos fizeram optar pelo BLW como introdução alimentar da Valentina. 

1. Desenvolvimento do ato de mastigar 

A maioria dos bebês aprende a mastigar somente a partir dos 10 meses de idade, quando alimentos em pedaços começam a ser introduzidos na alimentação.  

No BLW o bebê já começa a alimentação com alimentos em pedaços desde os 6 meses de idade. Isso propicia o desenvolvimento da mastigação desde o início da introdução alimentar. 

2. Coordenação motora 

Por comer sozinho o bebê desenvolve uma destreza manual bem mais precisa, pois leva o alimento por conta própria a boca. Além da destreza manual também há diferença no ponto de atenção enquanto ele come. 

Quando alimentamos o bebê o ponto de atenção dele é quem o alimenta. No BLW é diferente, quando ele come sozinho a atenção é voltada a própria mão e a comida que está comendo. 

3. Desenvolvimento social 

Ao participar das refeições em família, o bebê aprende a importância de sentar-se à mesa em família, a participar das “conversar” e observa o que os outros adultos estão comendo. 

Muito diferente daquela criança que come isolada em um canto enquanto todos os outros adultos estão sentados à mesa fazendo sua refeição. 

4. Prazer nas refeições 

Ao comer sozinho o bebê sente prazer, pois ele se diverte comendo e aprende que consegue fazer as coisas sozinho. 

5. Come a comida da família 

Apesar de apresentarmos algumas receitas BLW aqui no blog, a ideia do BLW é que o bebê coma a mesma comida da família. Com algumas adaptações, por exemplo, os bebês não podem comer sal durante o primeiro ano de vida, podemos servir a comida preparada para o restante da família, lógico desde que seja uma comida saudável e não abuse dos produtos industrializados. 

Todas as receitas que nomeamos como receitas BLW são plenamente possíveis de serem preparadas para toda a família, a única diferença é a não inclusão do sal no preparo. 

6. Transforma a vida dos pais 

Ao adotar a alimentação por BLW os pais mudam seu próprio estilo de vida, pois ao prepara alimentos mais saudáveis, adequados ao bebê eles mudam a sua própria alimentação. 

7. Ter a consciência de quanto precisa comer 

Provavelmente a principal razão de 9 em cada 10 pais que optam pelo BLW. 

Por este método o bebê aprende o quanto ele precisa comer para se sentir satisfeito, pois é ele quem escolhe quando começar e quando terminar a refeição. 

Este aprendizado faz com que este bebê seja um adulto menos propício a ter sobrepeso e mais consciente do quanto precisa comer e da qualidade dos alimentos que irá comer. 

Você também optou pela introdução alimentar pelo BLW? Comente como está sendo ou como foi a sua experiência.