Como usar a baunilha? Extrato, essência ou fava

Como usar a baunilha? Extrato, essência ou fava

Ao lembrar das receitas que nossas mães faziam na nossa infância, com frequência, lembramos do vidrinho de baunilha que acompanhava estes doces. Fosse para aromatizar um pudim, uma massa de bolo ou em outra receita frequentemente o uso da baunilha era solicitado.

A baunilha que faz parte de nossas memórias afetivas pode ser encontrada em três formas diferentes:

  • Fava;
  • Extrato;
  • Essência.

Quando usar a baunilha em fava, extrato ou essência?

A essência de baunilha muitas vezes é descartada pelos cozinheiros. Entretanto, a revista americana cook’s illustrated realizou um teste cego, no qual muitos cozinheiros e especialistas não conseguiram distinguir os preparos feitos com o extrato e com a essência.

A fava de baunilha

A fava da baunilha é a baga com sementes da orquídea baunilha. Estas bagas são fermentadas e curadas para produzir a especiaria.

Para usa-la você precisa abri-la ao meio e raspar as sementes. Misturando-as ao que você está preparando, pode ser pudim, panna cotta, ou qualquer outra receita que você deseje utilizar.

O extrato de baunilha

O extrato de baunilha é obtido por meio da imersão da fava, triturada ou picada, em uma bebida alcoólica. Aqui em casa, nós utilizamos a fava misturada a vodka em uma solução por 6 meses. Este tempo é suficiente para que o álcool extraia todo sabor da baunilha.

O extrato pode ser utilizado em uma mistura com leite para umedecer bolos, em pudim e todas as receitas que pedem baunilha. Você só precisa utilizar ele em maior quantidade que aquela que você utiliza quando usa a essência.

A essência da baunilha

A essência da baunilha é um produto sintético da vanilina, principal elemento aromático da baunilha.

Seu uso é comum na maioria das cozinhas e serve para aromatizar toda receita doce que pede seu uso, pode ser o pudim, a panna cotta, o bolo ou qualquer outra receita que você queira.

Como você pode ver o uso mais comum da baunilha está em receitas doces, mas e nas receitas salgadas como será que ela fica?

É possível usar a baunilha em receitas salgadas?

A baunilha, apesar de ser pouco comum, também pode ser utilizada em receitas salgadas e não somente na confeitaria.

Seu sabor adocicado combina muito bem com pratos de frutos do mar, aves, carnes e legumes que ganham muito em aroma quando esta especiaria é utilizada. Evite utilizar com carnes vermelhas, alho e cebola pois os sabores podem não combinar muito, por outro lado a carne de porco pode ser uma grande companhia para essa especiaria.

Gostou dessa dica? Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações direto em seu email.