Bebidas para a ceia de Natal: Vinhos e espumantes

Bebidas para a ceia de Natal: Vinhos e espumantes

Final de ano vem chegando e já vamos nos preparando para as reuniões de familía e amigos. Nesta hora é que a comida rola solta e temos aquelas ceias fartas e cheias de opções.

Em geral, pensamos em todo o cardápio desde os petiscos, passando pelo prato principal até terminar na sobremesa. Porém, esquecemos da bebida e esquecemos que podemos transformar nossa ceia em uma experiência gastronômica completa.

As bebidas para sua ceia de natal podem incluir vinhos e espumantes sem problema algum, pois eles harmonizam muito bem com muitos dos pratos servidos na ceia.

Quais as bebidas para sua ceia de Natal?

Vinhos, champagnes, espumantes e até drinks podem ser servidos durante toda a ceia, basta que você harmonize a bebida ao que está servindo. Para facilitar a vida de seu convidado você pode indicar, qual a melhor bebida para tomar com a comida que ele escolheu.

Além dos vinhos e espumantes também é possível servir drinks. Alguns drinks tem estas mesmas bebidas como base. O clericot e a sangria são os drinks mais famosos que tem o vinho como base e por serem muito refrescantes combinam perfeitamente com a ceia.

Quais vinhos eu combino com a carne de porco?

Com sabor delicado e com pouca ou muita gordura, dependendo do corte, podemos combinar uma variedade enorme de vinhos e espumantes, veja as mais indicadas:

  • Espumantes frutados e com acidez elevada; 
  • vinhos brancos leves com acidez elevada, sabor frutado e sem passagem por barricas de carvalho; 
  • vinhos tintos leves, como os pinot noirs, acidez elevada e poucos taninos, os merlots sem passagem por barricas também podem ser uma boa pedida. 

E o Peru, posso harmonizar com vinho? 

O peru é servido assado, recheado com farofa e acompanhado de frutas, essa combinação de sabores exigem bebidas como: 

  • Espumantes com acidez elevada e passagem por barril de carvalho;
  • vinhos brancos com passagem por barril de carvalho das uvas chardonnay ou riesling. Estes terão notas untuosas e um pouco de baunilha, além de acidez moderada. O leve sabor adocicado do final de boca combina perfeitamente com o peru; 
  • vinhos tinto leves como o pinot noir, a baixa presença de taninos diminui a sensação de boca seca que já será proporcionada pela farofa do recheio do peru. 

Minha família come bacalhau no Natal, posso harmonizar com vinho? 

O bacalhau é muito servido no natal de famílias portuguesas e se você vai servir bacalhau em sua ceia, saiba que também é possível harmonizar este peixe com vinhos e espumantes.

  • Champagnes ou cavas são ótimas companhias para o bacalhau devido a sua acidez elevada, escolha qualquer uma que não há erro; 
  • espumantes com acidez elevada, pois contrastam com a gordura muito comum nos preparos com bacalhau; 
  • vinhos brancos estruturados com longas passagens pelo carvalho e alta acidez;

Como você pode ver o vinho não pode ser descartado, pois ele harmoniza com qualquer prato de sua ceia.

Se interessou em servir vinho em sua ceia de natal, veja alguns vinhos que já bebemos e avaliamos para você?