Salsa Caruso um Molho Importado de nossos vizinhos Uruguaios

Salsa Caruso um Molho Importado de nossos vizinhos Uruguaios

Pene ao Molho Caruso

Pene ao Molho Caruso

Após quase um ano de casados eu e a Carol programamos a nossa merecida lua de mel. No início do mês de junho de 2014 iniciamos nossa viagem, fazendo uma volta de carro saindo de Curitiba, passando por Nova Santa Rita e Pelotas, a capital do doce, lá comemos, além de doces na Feira Nacional do Doce (Fenadoce), um delicioso mignon com molho de queijo servido no pão, que qualquer dia tentaremos reproduzir por aqui. Depois de Pelotas partimos para o Uruguai passando por Punta del Este, Montevidéu e Colónia del Sacramento. Lá atravessamos o Rio da Prata para ir até Buenos Aires. Retornamos ao Uruguai por Rivera e voltamos para o Brasil indo até Chapecó e por fim de volta a Curitiba, num total de 4.200 km rodados e muito bem aproveitados.

Na maravilhosa Montevideo no Restaurante La Cocina de Pedro comemos um prato tradicional e de bastante história no país. Um macarrão ao molho Caruso.

O molho foi criado em homenagem ao tenor italiano Enrico Caruso que em 1915 visitou o país, depois caiu no esquecimento. Voltou a cena somente no ano de 1950 por meio do Chef Raymundo Monti do restaurante Mario y Alberto de Montevideo, então a associação Uruguaia de Gastronomia declarou o molho patrimônio Nacional e ele acabou por tornar-se um dos molhos mais tradicionais para diferentes tipos de macarrão. A história completa por ser lida no site www.viajeuruguay.com.

Ingredientes

  • 300 g de Pene
  • 200 g de cogumelo Paris
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 50 mL de caldo de carne
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 200 g de peito de peru picado
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Sal e Pimenta a gosto
  • Modo de Preparo

    Derreta a manteiga e adicione os cogumelos para que eles fiquem dourados. Eles absorverão toda a manteiga inicialmente, quando estiverem prontos soltarão uma água e a gordura absorvida. Neste ponto retire da panela e reserve.

    Na mesma panela adicione as duas colheres de farinha, mexa até que a farinha se misture bem a gordura liberada pelo cogumelo.

    Adicione o caldo de carne, ele irá se incorporar a farinha com a gordura, e deixe reduzir a metade. Depois de reduzir adicione o leite e mexa bem para que a farinha se dilua no leite, quando começar a engrossar adicione o creme de leite.

    Continue mexendo até que o molho engrosse um pouco, por fim, retorne os cogumelo e junte o queijo e o presunto, mexa até o queijo derreter, tempere com sal e pimenta e sirva.

    Macarrão ao Molho Caruso

    Serve 2 pessoas

    Bom Apetite!