Gratin Dauphonois: A Batata Gratinada Francesa

Gratin Dauphonois: A Batata Gratinada Francesa

Gratin Dauphinois

Batata Gratinada Francesa

A batata tem origem na América do Sul, mais precisamente nos altiplanos da cordilheira dos andes, foi disseminada por todo o continente por meio dos colonizadores das Américas, seu cultivo, de forma mais intensa, no Brasil foi iniciado por volta de 1920. Caracterizada como um alimento popular, sendo a terceira cultura mais importante para o consumo humano, depois do arroz e do trigo, estando presente na mesa de grande parte das famílias brasileiras nos mais diversos tipos de preparo.

O Gratin Dauphinois que preparamos nesta receita é um prato de origem francesa e nada mais é que uma batata gratinada com origem na França, feita com batatas, lógico, molho bechamel e um pouco de queijo parmesão ralado.

Confira nossa receita de Gratin Dauphinois.

Ingredientes

  • 1 kg de batata Asterix
  • 1 L de leite
  • 100 g de parmesão ralado
  • 50 g de manteiga
  • 50 g de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada a gosto
  • Modo de Preparo

    Batata Gratinada no Forno

    Corte as batatas em rodelas com 0,5 cm de espessura e coloque para cozinhar no leite por 10 a 15 minutos. Tome cuidado para que as batatas não se quebrem.

    Ao final deste tempo retire as batatas do leite e reserve.

    Em uma panela derreta a manteiga e misture a farinha de trigo preparando um “roux”. Quando tiver formado tipo uma pastinha adicione o leite do cozimento das batatas e mexa bem para evitar que fique empelotado. Cozinhe por 20 minutos até que engrosse, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.

    Em um refratário de 20cm x 20 cm coloque uma camada do molho branco, sobre o molho branco uma camada de batatas, vá alternando as camadas de molho e batata. Por último coloque uma camada de molho branco e sobre o molho coloque o queijo parmesão ralado.

    Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC para gratinar.

    Serve 4 pessoas

    Bom Apetite!