Suflê de Chocolate da Rita Lobo

Suflê de Chocolate da Rita Lobo

Suflê de Chocolate

Agora é hora da sobremesa.

Toda refeição completa possui entrada, prato principal e sobremesa e cada uma precisa de seu destaque, e uma sobremesa de chocolate sempre é um grande final para a refeição. Nesta receita vamos apresentar um delicioso suflê de chocolate que aprendemos no programa Cozinha Prática da Rita Lobo no GNT, a receita é extremamente simples de se fazer, porém exige um preparo com antecedência, pois necessita de um tempo de descanso.

Então ao pensar em fazer o seu jantar a dois durante a semana pense também na sobremesa e se, caso o suflê estiver incluído, prepare-o no dia anterior para que, após saborearem o prato principal, o suflê seja colocado para assar e servido ainda quente.

Para a preparação você precisará de:

Suflê de Chocolate

  • 80g de chocolate meio amargo (50% cacau)
  • 80g de chocolate ao leite
  • 4 ovos
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

 

Preparo

 

Para preparar seu suflê comece picando o chocolate e depois derreta-o, misture bem e deixe esfriar. Enquanto isso unte de 4 a 6 ramequins pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal.
Separe as claras das gemas e bata as claras em neve até que tripliquem o seu tamanho, inicie batendo as claras até que elas espumem, após isso acrescente o açúcar aos poucos.
Misture as gemas com um garfo. Com o chocolate já em temperatura ambiente misture com as gemas.
Após misturar as gemas no chocolate, junte 1/3 da clara em neve e misture bem, o restante incorpore delicadamente com uma espátula em movimentos circulares de baixo para cima. Transfira a massa para os ramequins e deixe-a descansar por 24 horas na geladeira.
O suflê deve ser servido ainda quente, portanto asse-o minutos antes de comer, para isso pré-aqueça o forno a 200ºC e deixe assar por cerca de 15 minutos, até crescer.

Rende de 4 a 6 porções

Bom Apetite!



  • Oii. Parabéns pelo blog!! Me bateu uma dúvida: o suflê sai da geladeira e vai direto pro forno?? Ou é preciso dar um tempinho?? Obrigada.

    • Oi Anna Paola, muito obrigado e que bom que gostou do blog. Tu pode tirar da geladeira e levar direto ao forno para assar, sem problemas.
      Espero que goste.

  • Olá Rodrigo, boa tarde! Gostaria de fazer essa receita para meu restaurante, então quero saber; se eu deixar mais de 24h na geladeira ele dá o mesmo resultado? obrigada!

    • Olá Rebeca, tudo bem? Desculpe a demora em responder.
      Não sei te confirmar o resultado após 24h na geladeira, é necessário testar mesmo. Sempre que fizemos suflê, seja doce ou salgado, foi para consumo imediato.