Desafio Panelinha – Receita de Chipa

Chipa da Dona Arlete
E o blog resolveu participar do desafio panelinha eu que fiz 15 anos, promovido pelo blog Panelinha da apresentadora do Cozinha Prática na GNT, Rita Lobo, o desafio consiste em preparar receitas sugeridas pelo blog, fotografá-las e postá-las no instagram com as hashtags #PanelinhaEuQueFiz15Anos e #PanelinhaEuQueFizCaféDaManhã.
Dando continuidade ao desafio panelinha a segunda receita é a Chipa da Dona Arlete.
De todas as vezes que compramos a chipa, ela nunca foi de nosso agrado e confesso que quando vi este item na receita meio que torci o nariz para ela, mas como quem está na chuva é para se molhar, seguimos a receita a risca, e não é que para nossa grata surpresa esta chipa, principalmente, quando recém saída do forno, fica uma delícia.
O segredo aqui é a escolha do queijo, por isso prove o queijo antes de compra-lo e quanto mais saboroso ele for, mais saborosa ficará sua chipa.

Chipa
Chipa é um pão de queijo de origem paraguaia. Muito semelhante ao pão de queijo brasileiro é uma receita deliciosa e cai bem em um lanche da tarde.
Ingredientes
- 500 g de polvilho doce
- 400 g de queijo meia cura ralado fino
- 1 colher de chá de sal
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 100 g de manteiga
Modo de Preparo
-
Primeiramente bata os ovos levemente, misturando as gemas às claras. Em uma tigela grande misture o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga e os ovos amassando até formar uma farofa grossa.
-
Junte metade do leite e volte a amassar, acrescente o restante do leite até dar o ponto, a massa deve desgrudar facilmente dos dedos. Prove e ajuste o sal se necessário.
-
Separe a massa em bolinhas iguais as de pingue-pongue e depois estique em um formato de rolinho. Dê o formato de uma ferradura e coloque na forma forrada com um papel manteiga.
-
Leve ao forno pré-aquecido a 200º C e deixe assar por 15 minutos ou até elas dourarem.
Anotações
O queijo meia cura é um queijo tipicamente mineiro e o principal ingrediente do pão de queijo, como o próprio nome diz ele não é nem um queijo fresco, nem um queijo curado. O termo meia cura quer dizer que este é um queijo com baixo tempo de maturação, mas sem tempo definido, podendo ser entre 1 e 5 semanas. Só cuide na hora de comprar, este queijo não é o chamado de minas padrão. Para não ter erro, aqui em Curitiba compramos no mercado Municipal.
Veja as outras receitas do Desafio Panelinha 15 Anos – Café da Manhã
![]() |
Ovos Mexidos Cremosos |
![]() |
Geleia Caseira de Damasco |