Salmão ao Molho de Maracujá, Comemorando nosso Segundo ano de Casados.

Receita de Salmão ao Molho de Maracujá e Risoto de Alho-Poró
Salmão é um peixe de água doce conhecido por sua cor alaranjada e seu sabor incomparável. Por ser um peixe com grande concentração de gordura ele combina perfeitamente com molhos cítricos, por esta razão preparamos um prato clássico para a comemoração de nosso segundo ano de casados, o salmão ao molho de maracujá.
O salmão ao molho de maracujá é um prato equilibrado pelo contraste entre a gordura do peixe e a acidez do maracujá. Para acompanhar o peixe nossa escolha foi por um risoto de alho-poró, que adicionou textura ao prato mantendo em destaque os sabores do peixe e do maracujá do prato principal.
Confira nossa receita de Salmão ao Molho de Maracujá com Risoto de Alho-Poró
Ingredientes
Salmão ao Molho de Maracujá
Risoto de Alho-Poró
Modo de Preparo
Primeiro prepare o risoto de alho-poró, inicie o preparo do molho nos 5 minutos finais da preparação do risoto.
Salmão ao Molho de Maracujá
Comece pelo preparo do molho de maracujá. Corte os dois maracujás, retire a polpa e separe algumas sementes para utilizar na finalização do prato. Em um liquidificador bata, com um pouco de água, a polpa para preparar um suco do maracujá e coe.
Em uma panela junte o suco do maracujá, o vinho e o mel e deixe reduzir a 1/3 do volume inicial. Baixe o fogo e adicione os cubos de manteiga mexendo bem para que ela derreta e se incorpore ao molho. Adicione as sementes restantes do maracujá, tempere com sal e pimenta e reserve.
Em uma frigideira antiaderente pré-aquecida coloque os filés de salmão, pode ser sem óleo mesmo, e doure por 5 minutos de cada lado.
Sirva o salmão grelhado com o molho de maracujá por cima.
Se preferir você pode preparar o molho logo após dourar o salmão na mesma frigideira, desta forma você adicionará o sabor do salmão ao molho de maracujá.
Risoto de Alho-Poró
Em uma panela pré-aquecida refogue o alho-poró, quando ele estiver dourado retire e reserve. Na mesma panela refogue a cebola, quando ela estiver transparente adicione o arroz arbóreo e frite-o por cerca de 3 minutos ou até que as pontas estejam transparentes.
Adicione o vinho branco e misture bem, deixe o vinho secar. Junte 3 conchas de caldo de legumes ou uma quantidade suficiente para cobrir o arroz. Mexendo sempre vá adicionando conchas de caldo de legumes na medida em que o arroz vá secando.
Para ficar no ponto o arroz levará cerca de 20 minutos, nos cinco minutos finais adicione o alho-poró refogado, o queijo parmesão ralado e mais uma concha de caldo e continue mexendo. Tempere com sal e pimenta, desligue o fogo e reserve.
Caso o arroz tenha ficado pouco cremoso, você pode adicionar mais uma concha de caldo, já com o fogo desligado, e misturar bem.
Serve 2 pessoas