Polenta na Chapa ou Brustolada, uma delícia independente do nome

Polenta na Chapa ou Brustolada, uma delícia independente do nome

Polenta na chapa recheada com bife acebolado

Polenta na Chapa com Bife Acebolado

Depois de duas receitas doces, vamos voltar ao salgado, afinal de contas não é só de doce que sobrevivemos, mas até que isso não seria uma má ideia! (Vou deixar o pensamento de gordo de lado porque a Carol, nutricionista que é, não vai gostar nada desse papo).

Já publicamos aqui algumas ideias de preparação com polenta, ela já foi acompanhamento de uma deliciosa coxa de frango recheada, também já foi preparada como prato principal acompanhada de um delicioso molho de frango com tomate e já teve também a versão vegetariana preparada com um delicioso molho de cogumelos Paris, Shitake e Shimeji.

Desta vez preparamos a deliciosa polenta brustolada ou também polenta na chapa como é conhecido pela maioria, mas com um toque de sofisticação, ela foi recheada com muçarela e lombo defumado, afinal uma refeição preparada com carinho sempre precisa de um “que” a mais.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de fubá amarelo
  • 2 xícaras de caldo de carne
  • 2 fatias de queijo muçarela
  • 2 fatias de lombo defumado
  • 1 cebola grande
  • 2 bifes de coxão mole
  • Sal e pimenta a gosto
  • Modo de Preparo

    Em uma panela coloque 1 xícara do caldo de carne para ferver, quando ferver hidrate o fubá com a outra xícara de caldo e adicione a panela. Quando a polenta começar a borbulhar baixe um pouco o fogo e em fogo médio cozinhe por cerca de 25 a 30 minutos, sempre mexendo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

    Unte um refratário de 20cm x 20cm e coloque a polenta para esfriar, espalhe a polenta no refratário de forma uniforme alisando a parte superior alise bem a parte superior para que quando fritar sua polenta fique com os lados bem lisos.

    O ideal é preparar de um dia para o outro, assim sua polenta estará bem fria e firme.

    Corte a polenta em forma de círculos ou quadrada, da maneira que preferir, passe um pouco de óleo em um dos lados e leve a uma chapa de ferro bem quente para dourar, pode ser feita em uma frigideira, mas o resultado não será o mesmo. Deixe dourar por 3 a 5 minutos e vire.

    Quando já estiver dourada dos dois lados coloque uma fatia de queijo e uma de lombo sobre um pedaço de polenta e cubra com outro pedaço, deixe na chapa até o queijo derreter e sirva acompanhada do bife acebolado.

    Enquanto o queijo derrete prepare o bife. Tempere os bifes com sal e pimenta e em uma frigideira antiaderente, bem quente, coloque os bifes para fritar (eu sempre prefiro passar a gordura na carne, ao invés de colocar na frigideira) por 3 minutos de cada lado, depois de fritos retire e coloque em um refratário no forno pré-aquecido a 60oC para mantê-los aquecidos. Coloque um pouco de óleo na frigideira e refogue a cebola até ela ficar bem dourada, coloque um pouco de água para desgrudar tudo que está no fundo da frigideira e fazer um molho cheio de sabor. Retorne os bifes a frigideira com a cebola por cima dos bifes e sirva.

    Serve 2 pessoas

    Polenta na Chapa

    Bom Apetite!